quinta-feira, 14 de abril de 2011

Agricultura na varanda

Já tinha mencionado no primeiro texto que na varanda lá de casa polulam vasitos com ervas aromáticas, especiarias, legumes e flores em franca expansão nuns míseros 5m quadrados. E porquê?
Tudo começou com as minhas férias na Madeira. Entusiasmada por todo aquele florescimento de enorme variedade em terra super-fértil resolvi importar (sim, porque na Madeira exporta-se para Portugal (?) lol) sementes de várias coisas, entre elas estrelícias, frésias, jarros negros, próteas e várias espécies de maracujás.
Embuída no espírito da agricultura, plantei-os em Outubro.

No Natal a Pi ofereceu-me uma mini-estufa de ervas aromáticas e a Andresa ofereceu-me, juntamente com os senhores Pinheirinha, o tão prometido morangueiro.

Depois veio o Marco com a sua menta para fazer mojitos.

Entretanto a minha mãoe ofereceu-me uns vasos do Pingo Doce com manjericão e com coentros, que rapidamente foram passados para vasos maiores.

E depois "assaltamos" o Ikea em abóboras, ervilha-doce, rabanetes, girassóis, chili, mais menta, coentros e manjericão, e ainda salsa, cebolinho e oregãos.

Entretanto a Andresa, e os senhores Pinheirinha, brindaram-me com um vaso de loureiro.

E nem o Continente escapou, pois numa ida para comprar sacos de terra ainda trouxemos tomate-roma e amores-perfeitos.

Estamos viciados! Quando passamos por lojas de sementes ficamos a ver as montras e a desejar viver numa casa com um grande quintal para podermos dar largas à nossa mais recente loucura: a agricultura! Sim, porque como é que a malta vai crescer abóboras numa varanda? O entusiasmo é tanto que às vezes nem se pensa :D

Mas abandonemos estas questões triviais de logística porque é o sonho que comanda a vida e portanto aqui ficam algumas fotos da agricultura na varanda. Ficam apenas a faltar fotos dos parapeitos do escritório e do quarto (eu avisei que a casa era um National Geographic em potência!):

Overview para a esquerda

Overview para a direita

Maracujá-laranja, frésia, maracujá-tomate, frésia, jarros negros e protéas

Lilases, girassóis (manhã e fim do dia), maracujá-banana e chili

Girassóis do fim do dia, ervilha-doce, abóbora e loureiro

Parapeito: rabanetes, morangueiro e estrelícia
Chão: mini-estufa, menta, manjericão, coentros e violeta

Close-up da mini-selva das aromáticas

1 comentário:

  1. Bom dia!Deixe-me fazer uma pergunta, qual a mistura que utiliza para a terra, estou a tentar iniciar uma horta em casa mas tenho duvidas com que terra utilizo.

    Obrigado!

    Pedro
    pedros16@gmail.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)