terça-feira, 5 de abril de 2011

Bolo de Limão "Pouco Trabalho"


Este fim de semana foi algo atarefado mas como já tinha ideias (desde a semana passada!) de fazer um bolinho, lá tentei encontrar uma receita que fosse simples e que cujos ingredientes se encontrassem à mão de semear lá por casa. 
Sabendo ainda que o Marco não gosta muito de doces mas que lá os vai comendo se forem à base de limão, fiz uma pesquisa pelas minhas receitas favoritas no site Vaqueiro "et voilá" a minha adaptação do original (que pode ser encontrado em http://www.vaqueiro.pt/receitas/detalhe/578/bolo-de-limao):

Ingredientes 
200g de açúcar demerara
250g de farinha c/ fermento 
250g de margarina
5 ovos 
2 limões (raspa fina e sumo)

Preparação
Ligar o forno nos 200 °C. 
Deitar todos os ingredientes na batedeira eléctrica e bater até estar tudo ligado (convém amolecer a manteiga previamente). Deitar numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e cozer no forno durante cerca de 40-45 minutos.

Para tanta modificação, até acabou por correr bem: bolo consistente, húmido e a saber bastante a limão (graças à raspa extra). A parte de cima ficou bem caramelizada, presumo que devido à troca do tipo de açúçar, e o bolo ficou castanho claro em vez do esperado amarelinho. 
Optei por não rechear nem cobrir com nenhum tipo de creme ou calda porque queria algo mesmo simples, fácil e o mais "light" possível, já que não deixa de ser um doce!
Para a próxima experimento utilizar margarina líquida (para ver se a massa fica mais fôfa e leve) e açúcar mascavado. Esta receita também deve funcionar muito bem trocando o limão por laranja e misturando na massa pedacinhos ou pepitas de chocolate negro.

Nota pessoal: ser mais expedita e tirar foto antes da comezaina!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita :)