segunda-feira, 18 de abril de 2011

Jantar com cheirinho a Mediterrâneo


Para o jantar de sábado à noite resolvi facilitar a minha própria vida pois para domingo tinha planeado uma tarte de limão (cujo resultado será mais tarde partilhado). Assim sendo, inspirei-me na cozinha mediterrânica para preparar uma refeição vegetariana.

Ingredientes
1 alho francês
azeite
5 tomates maduros
2 colheres sopa de polpa de tomate
meio copo de vinho tinto
água
250g tagliatelle verde
sal
piri-piri
50g rúcula (opcional)
8 folhas manjericão fresco
1/2 barra queijo feta

Preparação
Cortar o alho francês em fatias fininhas e alourar no azeite. Juntar os tomates cortados em cubinhos, a polpa de tomate e o vinho e deixar estufar até o tomate estar bem desfeito e o molho ter consistência. Entretanto cozer a massa em água abundante e um pouco de azeite.
Juntar sal e piri-piri ao molho de tomate e provar. Retificar os temperos caso seja necessário. Adicionar a rúcula e 6 folhas de manjericão cortadas em pedacinhos. 
Escorrer a massa e colocar na taça de servir. Juntar as 2 restantes folhas de manjericão cortadas em pedacinhos. Por cima colocar o molho de tomate.
Cortar o feta em cubinhos e enfeitar por cima do molho (o feta pode ser marinado, logo no início da preparação, em azeite e oregãos secos - sugestão do Marco a incorporar na próxima vez).
Et voilá o resultado:


O jantar foi regado, as usual, por um bom tinto: Vale do Rico Homem.
Para sobremesa havia bolo de chocolate sem farinha, do qual ainda não partilhei a aventura culinária, embora tencione fazê-lo em breve, e que ficou uma verdadeira maravilha. Aqui fica um cheirinho da receita já "ratada" (prometo que no post que lhe dedicar coloco uma foto do bolo intocado):



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita :)