terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pasta da Ondina


É dia de peixe cá em casa e encontrei o salmão no frigorífico - mãos à obra! Este foi o primeiro prato que confeccionei para a nossa Ondina querida, que o adorou... pelo menos ainda aqui estou, isso deve querer dizer algo! Este prato tem uma característica para mim genial: o salmão pode ser opcional pois a pasta de batata e delicias do mar serve perfeitamente como prato por si só.


Chefes, à faca....

500g de batata
1/2 emb. de delicias do mar
1/4 de pimento vermelho
1 alho-francês
150g de rúcula
2 tomates
2 lombos de salmão
Sal
Pimenta
Tomilho
Manjericão


Descascar, partir em pedaços e colocar as batatas a cozer. Depois, usando o mesmo tacho refogar o alho-francês, em rodelas, com azeite. De seguida, juntar as batatas e regar abundantemente com azeite, mexer bem e partir as batatas com um garfo o suficiente para que o absorvam. Adicionar as delicias do mar, o pimento picado e deixar cozer com meio copo de água. Quando a consistência for "pastosa" adicionar o tomate e a rúcula, mexer bem e deixar em lume brando. Temperar a gosto.
Colocar o salmão na frigideira durante cerca de 6 minutos em cada lado, temperar a gosto e terminar com uma pequena colher de manteiga. A Ondina gosta de juntar sumo de lima ao seu salmão.
Bom trabalho chefe e bom apetite!


14 comentários:

  1. E ficou muito bem amiga, belo salmão....bjokitas lindas fotos

    ResponderEliminar
  2. UM PEIXE QUE ADORO COM UM ACOMPANHAMENTO PERFEITO.
    GOSTEI DE TUDO, FICOU UM EXCELENTE ASPECTO.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Esta pasta está linda. E bem convidativa. Agora o teu salmão está com uma linda crosta. Fiquei morta de boa inveja. Vontade de degustar o teu prato - amo peixe e amigos.

    ResponderEliminar
  4. Que inveja grrrrr! O teu marido cozinha? Ele ainda há mulheres com sorte!!! :))
    Parabéns, excelente receita! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cozinha pois, por isso é que o blog é partilhado entre os dois: ora hoje é uma receita minha, ora amanhã é uma receita dele. E sim, sou uma mulher com sorte, o VelSatis cozinha lindamente :D

      Eliminar
  5. hummm que sorte! foi um preparo delícioso. Com aspeto super D+

    ResponderEliminar
  6. ENTÃO HOJE A RECEITA É DA ONDINA, FICOU LINDA E APETITOSA, SALMÃO É UM PEIXE INDISPENSÁVEL!
    APRESENTAÇÃO 5*, LINDO!
    BJS..♥

    ResponderEliminar
  7. NÃO É DA ONDINA E SIM PARA A ONDINA, ENTENDI, AMIGA VC É UMA MULHER DE SORTE MESMO!
    RECEITA DE CHEF, PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  8. Finalmente encontrei a Ondina :) Tinha deixado um comentário no ratatui, e eu queria retribuir mas o perfil não está disponível...
    Bem, conversas à parte, gostei mesmo muito deste canto... Até breve
    um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Ora muito bem, aqui está uma receita muito bonita de se ver e de comer certamente. Agora vou ali reinvindicar lá em casa que também quero que o meu mais que tudo faça um jantarinho para mim, pelo menos uma vez por mês, senão temos o caldo entornado... bjs e bjs à Ondina que me deixa cometánrios sempre muito simpáticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu disser que o VelSatis cozinha para mim várias vezes por semana, prometes que não vais escravizar o teu mais que tudo? :p
      bjis!!!

      Eliminar

Obrigada pela visita :)