domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bacalhau com natas - receita clássica


A minha Mãe faz assim o bacalhau com natas: com batatas cozidas, para não ser enjoativo. É uma das nossas comidas favoritas e o VelSatis passava os dias a dizer que queria aprender a fazê-la. Fomos adiando, por isto ou por aquilo. Até que depois de um belo domingo de sol não adiamos mais. Esta receita foi feita a quatro mãos. E correu muito bem! Principalmente por ter sido a primeira vez que cozinhamos juntos :)
(PS: muitos beijinhos para a minha Mãmi, uma cozinheira de mão-cheia!)


Bacalhau com natas - receita clássica
(adaptado da receita da minha mãe, que faz tudo a "olho")

4 lombos grandes de bacalhau
2kg  de batatas
3 cebolas
4 colher-sopa de farinha
Manteiga
2 pacotes de natas magras
Noz-moscada q.b.
100g de queijo Emmental (ralado)

Cozer o bacalhau em lume médio. Retirar e reservar. Na água do bacalhau, cozer as batatas em cubinhos. Entretanto desfiar o bacalhau e reservar. Fatiar as cebolas em meias luas e refogá-las com azeite. Escorrer as batatas reservando a água da cozedura. Juntar o bacalhau e as batatas ao refogado e envolver. Entretanto preparar o bechamel: derreter a manteiga em lume médio e juntar a farinha e mexer com um fouet até formar bolas. Deitar um pouco da água e mexer. Deitar as natas, aos poucos, mexendo sempre. Acrescentar mais água de cozedura até o bechamel ter a consistência desejada. Juntar noz-moscada a gosto e um pouco de sal. Misturar metade do bechamel com as batatas e o  bacalhau e deitar este preparado numa travessa de forno untada. Regar com o restante bechamel, polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno, a 200º C até estar gratinado.



O facto de o bacalhau ser envolvido num bechamel, e não apenas nas natas, torna este prato mais cremoso. As batatas começam a desfazer-se um pouco, o que ajuda a aumentar esta cremosidade. Por serem cozidas, pessoalmente, acho que fazem esta receita bem mais saborosa, saudável e bem menos enjoativa do que se fossem fritas. Na versão da minha Mãe, o bacalhau vai a gratinar sem queijo.



32 comentários:

  1. É sempre um sucesso e é muito bom :) Ficou óptimo!

    ResponderEliminar
  2. Humm... já jantava outra vez.
    Minha mãe também faz com batatas cozidas, mas ao invés de coze-las em água, coze o bacalhau no leite, as batatas no leite do bacalhau e depois faz o bechamel com o mesmo leite (ou o que resta dele). Saboroso, e sem frituras. =)

    ResponderEliminar
  3. O meu bacalhau com natas é diferente deste. Desde que aquiri a actifry frito as batas com uma colher de azeite ficam muito boas e sem gordura. É um clássico que faz sempre o seu lugar. Gostei de conhecer a versão de tua mãe :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ondina
    Gostava de ter algum dia cozinhado com a minha mãe, deve ser optimo ter essas mãos sábias ao nosso lado.
    Adoro esse prato embora faça muito mais o bacalhau espiritual.
    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Ondina o teu bacalhau ficou uma delicia...um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha, que aspecto tão delicioso e cremoso! Adoro esse prato e, no meu caso, o que mais gosto é o que a minha sogra faz, a minha mãe é rainha e senhora de outros tipos de receitas de bacalhau:)
    Beijinhos e boa semana:)

    ResponderEliminar
  7. Que DELICIA! Este prato é algo que não resisto! Adoro...
    E o teu ficou tão BOM! Tão cremos...ai ai, até me faz água na boca...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. É também assim que a minha mãe faz sempre e alem de ficar mais cremoso fica também com menos gordura o que é preferível. Ficou mesmo tentador esse bacalhauzinho Ondina

    beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  9. Olá Ondina!
    Sem dúvida que este bacalhau com natas está "fabulástico", os meus parabéns à tua mãe pela receita e às 4 mãos que o fizeram! ;)
    Com batatas cozidas é realmente mais saudável e não perde nada no sabor...belo vinho ;)
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  10. Ondina! Que aspecto tão cremoso e rico. Fico aqui a salivar na ânsia de comer um pratinho dele :)
    Também prefiro cozer as batatas do que fritar, fica muito bom! Muito mais saudável, sem perder no sabor.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. OLÁ ONDINA!
    UMA RECEITA PERFEITA, RECEITA DE MÃE É TUDO DE BOM MESMO, AS FOTOS FICARAM LINDAS!

    BEIJINHOS.♥

    ResponderEliminar
  12. Olá, que aspecto maravilhoso tem o teu bacalhau... delicioso mesmo! Eu também faço com a batata cozida, fica bem melhor.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. é uma das minhas receitas favoritas adoro bacalhau o teu ficou muito bom adorei a toalha de mesa é muito bonita bjs

    ResponderEliminar
  14. Maravilhoso!!!

    Como eu gostaria de poder provar, me deu água na boca!!!

    ResponderEliminar
  15. Adorei a alternativa das batatas cozidas. Vou experimentar.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  16. Olá!
    Amei a Receita, fiz hoje para 15 pessoas e estava uma maravilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo feedback e ficamos muito contentes por saber q ficou bom e que agradou aos convidados 😍

      Eliminar

Obrigada pela visita :)