quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Iogurtes de côco e coalhada de limão


Era uma vez no Reino dos Limões... Podia muito bem ser este o início das minhas partilhas esta semana. Em todas as minhas receitas o limão é o ingrediente principal. Estamos na sua época e os citrinos são uma ajuda para enfrentar o frio. Em bolos, em coberturas, tartes, coalhadas, para temperar peixes e carnes, a sua versatilidade é enorme. Por cá gostamos. E muito. Esperamos que quem nos visite goste também.


Iogurtes de côco e coalhada de limão

Leite
30g de côco ralado
1 colher-sopa de leite em pó
1 iogurte natural

Ferver 300ml de leite com o côco. Juntar mais 400ml, o leite em pó e misturar. Em cada copinho colocar uma camada de coalhada de limão. 


Envolver o iogurte no preparado de leite e, caso necessário, completar com mais leite até à medida para preencher os copos. Bater com a varinha mágica e verter, com cuidado, por cima da coalhada que foi colocada nos copinhos. 


Levar à iogurteira pelos menos 6h (os nossos ficam sempre overnight - 12h). Retirar e colocar no frigorífico.


Apesar do frio, iogurtar continua a ser palavra de ordem. Todas as semana há uma "fornada" para alegrar os dias menos bons ou para celebrar os dias maravilhosos. Sobremesas saudáveis, pouco doces, mas que mimam o palato. Quem for guloso, pode adicionar açúcar ao leite com côco. No nosso caso a mistura com a coalhada já os deixa no ponto! Quando se misturam com a colher, ficam muito cremosos e com sabor a dias quentes de verão :)



18 comentários:

  1. Adoro iogurtes de limão.
    Deviam estar divinos.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que lindos ficaram os teus iogurtes! Adorei a consistência e imagino cmo devem ser bons...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Ondina

    A-D-O-R-E-I...
    Visitando blogs amigos, encontrei o seu e vim lhe visitar. Gostei e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    BJ000000000..................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Já vi que ainda não conseguiste resolver a verificação de palavras. Não sei se te consigo ajudar pois já estou com o interface novo e aqui já não tem essa opção :( , no antigo , tinhas que ir às definições dos comentários e onde ponhas a moderação de comentários, quem podia comentar no teu blogue tinhas uma opção que ponhas verificação de palavras é só chegares a esse ponto e tirares o , espero que te tenha ajudado , bjs :)

    ResponderEliminar
  5. É DAQUELAS COISAS QUE NUNCA FIZ E POR ACASO COMO TODOS OS DIAS.
    ESSES FICARAM EXCELENTES.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Iogurtes também não faltam aqui em casa, amanhã já sai nova fornada.
    Gostei muito dos teus, uma receita a fazer
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Os iogurtes também são a minha sobremesa de eleição no dia a dia. E estes devem enganar bem os mais cépticos aos iogurtes - como o meu marido - pois parecem mesmo uma sobremesa doce. Excelente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Su, por cá os iogurtes são na verdade autênticas sobremesas. Acho que qualquer uma das receitas que tenho partilhado pode bem "enganar" o teu marido. Experimenta fazer-lhe os de chocolate negro e café, são deliciosos!

      Eliminar
  8. Olá Ondina,
    Iogurtes caseiros são sempre deliciosos!
    Bj e boa fim de semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
  9. Ondina, se há coisa que adoro e não dispenso em qualquer altura do ano, são os iogurtes. Nunca mais tentei fazer os caseiros. A iogurteira começa a chamar por mim. Estes parecem-me deliciosos, com o aroma do côco e limão. Perfeitos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dª Ginja, bem que lhe digo: iogurtar, iogurtar, iogurtar. Tens mesmo que tirar a iogurteira da prateleira e vais ver que depois se torna num vicio. Em cada fornada queres experimentar uma nova combinação de sabores e portanto a variedade de iogurtes que vais fazer vai ser enorme :)

      Eliminar
  10. Estes sabores ficam fantásticos nos iogurtes!
    bjocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Ondina, acabaste de aguçar (ainda mais) a minha vontade de comprar uma iogurteira, ando há que tempos a namorar uma e não há meio de me decidir! Cheira-me que não há-de tardar muito e começam a sair também da minha cozinha iogurtes acabadinhos de fazer!!
    Esta combinação só pode ter ficado uma maravilha, com coco e limão!
    Beijinhos e bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  12. Ondina ficaram simplesmente fantásticos...um beijinho e um bom fim de semana mesmo com muito frio!!!

    ResponderEliminar
  13. Vou ali só buscar uma colher para comer um desses belos iogurtes...de côco são os meus preferidos! Com coalhada de limão? Melhor ainda! :))
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Estão de meter inveja:) iogurtes são presença assídua cá por casa seja verão,
    ou inverno.
    Uma das minhas iogurteiras é igual a essa tua( se for antiga com+/-30 anos sim, é igual),
    funciona lindamente, comprei outra, pela necessidade de maiores quantidades na produção :)))
    Beijinhos, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  15. Que bela combinação de sabores... Deve ser excelente:)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)