segunda-feira, 12 de março de 2012

Pão fácil de massa azeda


O pão nosso de cada dia. De todos os dias e a todas as horas. Ao pequeno-almoço, torrado e barrado com manteiga. Ao lanche, com queijo, fiambre, manteiga, compotas e o que mais houver. Às refeições principais, para ensopar nos molhos ou simplesmente para acompanhar. O pão. Nosso. De cada dia, todos os dias.

Pão fácil de massa azeda
(adaptado de "200 Receitas de Pão", da Civilização)

175ml de água morna
200ml de iogurte grego natural
1+1/2 c. chá de sal
500g de farinha T65
2 c. chá de açúcar (amarelo)
2+1/2 c. chá de fermento biológico seco

Colocar os ingredientes na cuba seguindo as instruções do manual. Encaixar a cuba na máquina e escolher o programa de Pão Rápido para um pão de 750g (no caso da noss máquina, este programa não tem opção de peso). Quando o programa terminar, retirar o pão da cuba e deixar arrefecer numa grelha.
Este pão é macio mas a sua côdea é extremamente estaladiça. Perfeito para qualquer ocasião. Vai ser difícil deixá-lo arrefecer :)


E para todos aqueles que ainda recorrem apenas ao uso das farinhas pré-preparadas, aconselhamos vivamente que experimentem um pão na MFP recorrendo à farinha regular. Para isso, deixamos aqui uma receita para Pão Branco Simples, que é a primeira receita do livro anteriormente mencionado e também a primeira receita que fizemos sem farinhas pré-preparadas.


275ml de água
30g de manteiga sem sal, amolecida
1 c. chá de sal
475g de farinha T65
2 c. chá de açúcar (amarelo)
1+1/4 c. chá de fermento biológico seco

Colocar os ingredientes na cuba da máquina seguindo as instruções do manual. Encaixar a cuba na máquina e escolher o Programa Normal/Básico para um pão de 750g com tostagem a gosto. Quando o programa terminar, retirar o pão da cuba e deixar arrefecer numa grelha.
A diferença deste pão para um feito com farinhas pré-preparadas é bem perceptível: consistente mas muito macio. Claro que ainda somos muito dependentes da MFP para fazer pão, mas lá chegará o dia de amassar o pãozinho à mão!


Nota: o fermento utilizado é levedura instantânea saf-instant da S.I.Lesaffre, próprio para pão. Foi comprado na Casa Januário, no Porto, e vem numa embalagem de 500g com um preço pouco acima dos 4€, logo sai muito mais em conta do que os fermentos vendidos em saquetas. Apenas tem a particularidade de ser necessário esvaziar o máximo de ar da embalagem, após cada utilização, fechar com uma mola para embalagens e envolver em película aderente, para manter a levedura em contacto com o mínimo possível de ar.


English:

Sourdough easy bread

175ml tepid water
200ml natural greek yoghurt
1+1/2 tsp salt
500g T65 flour
2 tsp sugar
2+1/2 bio dry yeast

Place all the ingredients inside the vat in the order specified by the machine's manual. Choose the Quick Program for a 750g bread. At the end of the program remove the bread from the vat and leave to cool on a grid. This bread is soft on the inside and very crispy on the outside.


For those who are just using pre-prepared bread flours and want to try a more traditional bread with the machine, here's a very simple recipe to get started:

Simple white bread

275ml water
30g de unsalted butter, softened
1 tsp salt
475g T65 flour
2 tsp sugar
1+1/4 tsp bio dry yeast

Place all the ingredients inside the vat in the order specified by the machine's manual. Choose the Normal/Basic Program for a 750g bread and the level of crispiness. At the end of the program remove the bread from the vat and leave to cool on a grid. The difference from these bread to one made out from pre-prepared flours is perfectly noticeable!

10 comentários:

  1. Que pão tão bom. já comia uma fatia com manteiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. bem se poderes esperar eu volta ja ok? ha porqué esta tu a dizer nao ? pois é que vou buscar a faca e a manteiga e o doce claro gulosa como sou nao podia faltar haaaaa ele esta 5* muito bom bjs

    ResponderEliminar
  3. Sou apologista de se fazer o pão de raiz, como este teu!E como tenho o mesmo livrinho que tu, faço muitas receitas diferentes.Recorro por vezes ás farinhas preparadas mas só quando o tempo escasseia.Ficou um pão lindo e sei que muito bom porque também já o fiz!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Ondina que fome me deu, quentinho e com manteiga, marchava já :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ondina,
    Sabes que pão é comigo! Tb sou uma anti farinhas pré preparadas de primeira. E não é uma questão de trabalho, bolas, misturar sal e um pacote de fermento de padeiro em pó à farinha, dá algum trabalho??
    Eu acho que este livro está enganado. Ando há anos a ler sobre sourdough e este pão não usa qq tipo de fermento, cresce apenas com a acção do starter ou isco que fazemos, mas de qq foram vou investigar. :)
    O viking e eu andávamos há anos a dizer se os DCD voltarem vamos ao fim do mundo. E olha que para arranjar bilhetes... Com os do Porto esgotados começámos a tentar outras cidades, e lá conseguimos, mas foi mesmo estilo acto de loucura, nem vimos em que parte da sala eram os bilhetes!
    Vè que ainda há bilhetes para algumas cidades, tv possam ir num fim de semana romantico :) Nós comprámos logo os bilhetes com a easy jet e como é só para o fim de Setembro foram baratinhos!
    Um abraço e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Também já marquei essa receita do livro, mas os meus preferidos são os que incluem farinhas integrais e de centeio. Concordo no que respeita ás farinhas pré-peradas, embora saborosas e práticas, nada têm a haver com o pão feito com farinhas tradicionais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu também me declaro anti massas pré-preparadas, há lá sensação melhor que fazermos nós o nosso próprio pãozinho, com as misturas que bem entendermos? Eu adoro!! E estou viciadíssima na minha mfp, só não lhe dou um beijinho todos os dias porque acho que isso seria excessivo... mas faço-lhe muitas festinhas :D
    Tenho que encontrar esse livro! Gostei do teu pão!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  8. Adorei esta sugestão! Super apetitoso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Apesar de azedo de nome!!! delicioso no aspecto!!!
    parabéns pelo excelente trabalho realizado neste fantástico blog!!!
    Um Xi

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)