terça-feira, 31 de julho de 2012

Bolos Lêvedos dos Açores

É daqueles destinos que está no meu imaginário. Adorava poder visitar todas as ilhas com tempo, conhecer recantos e pessoas, desfrutar das paisagens e da gastronomia, perder-me em maratonas fotográficas pelos trilhos que serpenteiam as montanhas. Adoro ilhas. Já tive o prazer de visitar a Madeira e na, Grécia, fiquei-me por Santorini e Naxos. Falta-me visitar Porto Santo. E as restantes ilhas gregas (tantas, tantas, tenho que arranjar um acordo com o Senhor-lá-de-cima e ver se posso ter um esquema tipo gato, com vidas extra para saltitar por tanta ilha, com tempo, para apreciar todas as particularidades de cada uma). E, com imensa pena minha, ainda me falta conhecer tudo nos Açores. E como se Maomé não vai à montanha, a montanha vai até Maomé, de cada vez que como um destes bolinhos sinto-me mais perto de chegar aos Açores :)
Bolos Lêvedos dos Açores
(adaptado de Manjar de Ideias Doces)

500+100g de farinha T65
125g de manteiga (utilizei Loreto, dos Açores)
120g de açúcar mascavado escuro
1+1/4 c. chá de fermento bio seco
200ml de leite morno
1 limão (raspa)
2 ovos

Numa taça colocar 500g de farinha e fazer uma cova no centro. Na cova deitar o açúcar, os ovos, a manteiga à temperatura ambiente e a raspa de limão. Misturar com uma colher de pau. Entretanto, dissolver o fermento no leite e juntar à massa, envolvendo sempre com a colher de pau. Passar a mistura para o processador de alimentos e, com o gancho da massa, deixar sovar bem. Se necessário, juntar um pouco mais de farinha.
Retirar e deixar levedar (dentro do microondas desligado) até duplicar de volume.
Fazer bolas do tamanho de uma laranja (se necessário, juntar mais um pouco de farinha para que a massa não se pegue às mãos) e colocar num tabuleiro enfarinhado. Deixar repousar durante 30 mins.
Aquecer uma frigideira anti-aderente, achatar as bolas e colocar na frigideira cerca de 5 mins para cada lado.
Servir quentes ou frios. Com queijo de ervas ou com linguiça picadinha. Por cá comemos estes bolos maravilhosos com quase tudo :)
Nota: da próxima vez que os fizer vou acrescentar 1 c. chá de sal pois parece-me que ficarão ainda mais saborosos.

25 comentários:

  1. Ondina: que ótimo aspeto o destes bolinhos lêvedos!
    Não sou açoriana, mas já moro há 12 anos na ilha Terceira e quando visito S. Miguel e vou às Furnas, tenho de comer bolo lêvedo!!! Os melhores que já comi foi precisamente lá, de fabrico artesanal e, na primeira vez, ainda morninhos... enfim, nem me quero lembrar...
    Os seus vêm comigo, para experimentar um destes dias ;)
    Bjs.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esse bolinho, ONdina,mas já fiquei com vontade de fazer.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  3. Um dia destes vou "atrever-me", com esta receita. Os Açores,por causa do parapente, são uma espécie de Meca para o meu marido e na bagagem de regresso,(quando vai sozinho)nunca faltam estes bolos,que adoramos.
    Um abraço,para uns super adivinhos da,
    Anita

    ResponderEliminar
  4. ADOREI E ALÉM DE LINDOS TEM UM INTERIOR DELICIOSO.
    ACHEI INTERESSANTES NÃO SEREM COZIDOS NO FORNO.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Que ricos bolinhos!! E comer isso com linguiça...ui, tão bom que deve ser :D

    ResponderEliminar
  6. Eu já tive o prazer de conhecer 3 ilhas dos Açores e adorei. Também provei lá estes bolos e são tão bons!!! Com esta tua receita tenho que os fazer em casa
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei bastante quando provei os originais,oferta de um conhecido. Estes estão a abrir me o apetite...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  8. Quando fizeres esse acordo, o das sete vidas, pede mais "umazinha" para mim e se possível com uma renda vitacilia que me permita viajar pelo mundo inteiro, ahahah!
    Nunca provei esres bolos... uma viajem a fazer!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Nunca provei....mas adorei os teus...ficaram com um aspecto fantástico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ondina
    Neste época do ano, vendo estes pãezinhos, só dá vontade de viajar para ir prová-los quentinhos recém saídos do forno!
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Adoro Bolo Lêvedo ... e morninho ainda com manteiga de alho ... Hummm
    Vou trazer a receita comigo :)
    Depois mostro como ficou !

    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  12. Que saudades de um bolo lêvedo, são tão bons!

    ResponderEliminar
  13. Vejo que partilhamos o gosto por ilhas;)
    Trazer a culinária de uma região até nós, é no fundo partirmos em sua direção, e de certa forma
    começarmos a descobri-la, e apreciá-la, mesmo antes do contacto fisico com ela.
    Adoro estes bolos, estes teus ficaram perfeitos!
    Beijinho e continuação de boa semana.

    ResponderEliminar
  14. Ai Ondina, também quero um acordo desses, com tanto sítio que gostava de visitar!!!Então se falares com esse Senhor põe uma cunha por mim, ok?:D
    Lindos esses bolinhos, não conhecia, mas fiquei encantada!! Tenho que os fazer, gostei mesmo muito!!:)
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  15. Só conheço a ilha de S. Miguel mas é tão linda e com tantos tesouros que quero lá voltar.
    E conhecer as outras :)
    É bom viajar através da comida e estes bolinhos lêvedos, que saudades, adoro!
    Vou tentar fazer um dia.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Ilha só conheço a Inglaterra :) Quem me dera poder visitar as que são nossas e as outras todas! Nunca provei estes bolinhos e realmente custa menos prová-los aqui em casa!

    ResponderEliminar
  17. Adorei essa receita.O mais impressionante é que se assa na frigideira.Quando olha não sabe se é bolo ou pão.Ta anotadíssima a receita.Beijos.

    ResponderEliminar
  18. Ficaram muito bonitos!!!
    Já estive nos Açores quando era mais pequenita... Não me lembro destes bolos!!! Bahh! Tenho que voltar :) Ou transportar-me também em sonhos e fazê-los cá em casa!
    Vou ficar com a receita!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. Ondina, que delícia estes pãezinhos . Gostei muito. Fiquei aqui até fazendo planos de comê-los no café da manha, com um ovinho mexido e café quentinho.

    ResponderEliminar
  20. Hmm parece interessante. Tenho de experimentar. :)

    ResponderEliminar
  21. Olá Ondina, também já fiz essa receita e gostámos muito. Quando fui a São Miguel iamos todos os dia tomar o pequeno almoço a um pequenos bar dos donos da fabrica que confecionavam os bolos lêvedos artesanais (de fabrico caseiro)Um sonho! :)
    Quem sabe assim a vontade que tens de conhecer os Açores esteja mais presente ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. ADORO! E comê-los nas Furnas, em São Miguel, acabadinhas de fazer são uma perdição.

    ResponderEliminar
  23. Que aspecto brutal!!! Nunca fui aos Açores, como não conto ir tão depressa, vou certamente fazer a tua receita, ai vou vou!! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)