domingo, 17 de Junho de 2012

quinta-feira, 14 de Junho de 2012

Almôndegas no forno


O tempo nem aquece nem arrefece e por cá o forno ainda emana calor, preparando comidas que reconfortam nos dias mais frescos. E sabe bem jantar com a luz fraca do dia, com o vinho rubi brilhando no copo, e os sabores das estações misturados numa só refeição. 


Almôndegas no forno

800g de carne de vaca picada
85g de pão ralado
250g+5 c.sopa de queijo emmental ralado na altura
1 cebola grande finamente picada
1 punhado de salsa fresca picada
1 ovo grande, batido
1 dente de alho, grande, esmagado
1 limão (raspa e sumo)
500g de fusili
50g de manteiga
5 c.sopa de farinha
1L leite magro
2 c.sopa de polpa de tomate
Sal
Piri-piri


Numa taça grande, misturar a carne com o pão ralado, as 5 c.sopa de queijo, a cebola, a salsa, o ovo, o alho, a raspa e o sumo do limão, sal e piri-piri a gosto. Moldar a mistura em bolas que caibam bem na palma da mão. Numa frigideira de grandes dimensões, alourar as almôndegas com um pouco de azeite. Retirar para um prato e reservar.
Para o molho, misturar a manteiga com a farinha até estar em bolinhas. Levar ao lume e juntar um pouco de leite, mexendo bem para misturar. Continuar a adicionar leite e mexendo sempre até o bechamél ter a consistência desejada. Juntar a polpa de tomate e temperar com sal e piri-piri.
Entretanto, cozer o esparguete um pouco menos do que "al dente" em água abundante com sal. Escorrer e colocar metade no fundo de uma assadeira. De seguida espalhar as almôndegas e acondicionar com o restante fusili. Cobrir com o bechamél de tomate, espalhar o queijo e levar ao forno a 200º C durante 25 mins.



terça-feira, 12 de Junho de 2012

Ameijoas à Bulhão Pato e Risotto de tomate


Das maravilhas do mar. E da terra. Dos sabores que são nossos. Pescados pelos nossos, cultivados pelos nossos. Dos produtos locais. Do mercado local. Dos prazeres sazonais. E dos prazeres de todo o ano. De nós para vocês. Para que possam apreciar um pouco daquilo que se come por cá. Experimentem!


Ameijoas à Bulhão Pato e Risotto de tomate

500g de berbigão
4 dentes de alho
300g arroz arborio
1 alho francês 
1/4 pimento vermelho
2 tomates
2 colher de sopa de polpa de tomate
100g rúcula
150ml vinho branco
1 folha de louro
1 ramo de rosmaninho
75g de manteiga
100g parmesão
Sal
Azeite
Pimenta


Lavar bem o berbigão e deixar de molho numa taça com água salgada durante pelo menos uma hora.
Numa frigideira de grandes dimensões com um pouco de azeite alourar o alho francês (em rodelas), para de seguida adicionar o louro, rosmaninho, a cenoura ralada e o pimento picado. Juntar o arroz e mexer bem, adicionar o vinho branco e deixar evaporar. Temperar a gosto e juntar a polpa de tomate e os tomates picados. Adicionar água em pequenas porções,  mexer bem até evaporar a água. Repetir este processo até que o risotto esteja pronto. Terminar com a manteiga, a rúcula e o queijo ralado.
10 mins antes de terminar o risotto, escorrer o berbigão e colocar num tacho com os dentes de alho, o azeite e um pouco da água salgada. Deixar até o berbigão abrir (rejeitar os que ficarem fechados) e servir com o risotto.


Receita por Ondina Maria e VelSatiS

sexta-feira, 8 de Junho de 2012

Folhado mediterrânico


Hoje foi dia de alta. Recuperada a mobilidade total. Para celebrar, algo bastante simples e com cheirinho a calmaria, sossego, descanso, tempo que chega e sobra para o que der e vier. Em lume não tão brando, seguimos em frente, com os olhos já postos nas férias, que se aproximam a velocidade vertiginosa. E vamos cozinhando sem complicações, ao sabor das vontades que se apresentam preguiçosas.


Folhado mediterrânico

1 placa de massa folhada rectangular (Lidl)
250g de tomate-cereja
250g de queijo de ovelha (de pasta dura)
Oregãos e manjericão
Sal e piri-piri
100g de rúcula
1 punhado de azeitonas pretas
Azeite aromatizado com manjericão

Desenrolar a placa de massa folhada e dividir em duas metades. Deixar uma metade intacta e partir a outra em tiras. Partir o queijo em tiras e dos tomates em metades, dispondo o queijo 150g de tomate espalhados pela placa de massa folhada. Temperar com as ervas e as especiarias e cobrir com as tirinhas de massa folhada. Levar ao forno a 220ºC durante pelo menos 20mins. Entretanto preparar a salada: misturar a rúcula com os restantes tomates e as azeitonas, temperar com o azeite e com sal. Servir acompanhando o folhado.


domingo, 3 de Junho de 2012

Sumo de quatro frutos


Para os dias quentes. Para qualquer refeição. Para miúdos e graúdos. Uma sugestão bem simples e fácil de levar à mesa. Depois, é só ir variando os ingredientes. E todos vão gostar :)


Sumo de quatro frutos

4 laranjas
2 pêssegos carecas
2 bananas maduras
300g de morangos
Açúcar baunilhado q.b.

Com as 4 laranjas, fazer sumo. Colocar dentro do liquidificador com a polpa, para aproveitar bem as fibras. Cortar os pêssegos em pedaços (com a casca) e as bananas (descascadas!) em rodelas e acrescentar ao liquidificador. Lavar os morangos, retirar os pés e juntar à restante fruta. Misturar bem e provar. Se necessário adicionar um pouco de açúcar baunilhado. Para ficar mais fresco, adicionar umas pedrinhas de gelo.


sexta-feira, 1 de Junho de 2012

Robalos assados com batatinhas salteadas


Enquanto se recupera de pequenas maleitas, muda-se a paisagem para o mar. Porque é bom sentir o cheiro da maresia, mergulhar o pés na água fresquinha (aqui no Norte este é um adjectivo bastante simpático!) para afugentar o calor que se faz sentir, saborear os presentes que o mar devolve em cada onda desmaiada na areia. Apanhar conchas e beijinhos, seixos redondos, lisos e macios, construir castelos lavados (e levados!) pelas águas, ver o por-do-sol pintar de tons laranja o céu azul, sentir a pele salgada e salpicada de grãos de areia. Porque o mar é uma fonte inesgotável de tudo. 


Robalos assados com batatinhas salteadas

4 robalos por arranjar
8 raminhos de tomilho
1 limão
1kg de batata nova
Sal
Azeite
Salsa seca

Cortar as barbatanas aos robalos, tirar as entranhas e cortar as cabeças (aproveitar estas últimas para um caldo de peixe). Deixar as escamas para que o peixe fique mais suculento ao assar. No meio de cada robalo colocar dois raminhos e tomilho e dispor numa assadeira. Polvilhar com sal grosso e regar com o sumo de 1 limão e azeite. Levar ao forno entre 30 a 45mins, dependendo do tamanho dos robalos.
Entretanto, lavar bem as batatas, cortar ao meio e cozer em água com sal. Escorrer saltear numa frigideira anti-aderente com um pouco de azeite e salsa seca. Temperar com um pouco de sal e servir com os robalos.


Receita por Ondina Maria e VelSatiS.

Nota: Aproveitamos esta pseudo-pausa-forçada para mandar bjis grandes para a Anita e esperar que o nossos cozinhados de trazer por casa continuem a ser do seu agrado :)